REFLEXÃO

VERDADEIRO E TRANSPARENTE

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Icapuí está entre os 15 municípios cearenses especionados pela Corregedoria Geral de Justiça

Corregedoria Geral deve realizar 150 inspeções em unidades judiciárias cearenses até o fim do ano

 


A Corregedoria Geral da Justiça do Ceará deve realizar, até o fim deste ano, 150 inspeções em unidades judiciárias do Estado. A medida visa dar cumprimento à meta nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nesta sexta-feira (15/06), a Corregedoria concluiu inspeções em 15 unidades, nas comarcas de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Jaguaruana, Palhano, Itaiçaba, Icapuí, Aracati e Fortim.
Durante os trabalhos, é dada prioridade à fiscalização de processos que envolvem réus presos, infância e juventude, mandado de segurança, execução penal, ação civil pública e improbidade administrativa. Procedimentos disciplinadores, causas civis e criminais em tramitação, além dos livros de registro e protocolo das Varas, também são verificados.
Os juízes corregedores auxiliares fiscalizam e conferem ainda armas, munições e substâncias apreendidas, o andamento de projetos estabelecidos pelo CNJ e a situação física de estabelecimentos penais existentes na comarca. Os cumprimentos dos mandados de prisão e alvarás de soltura, além da residência do magistrado, também passam por fiscalização.
Em caso de irregularidades, as informações são registradas em relatório apresentado ao Conselho da Magistratura. Os juízes corregedores, no entanto, fazem imediata recomendação para que logo seja sanada a irregularidade, sem prejuízos de outras determinações a serem feitas, posteriormente, pelo Conselho da Magistratura.
Durante as inspeções, a população pode comparecer ao Fórum da Comarca para prestar esclarecimentos aos juízes corregedores sobre os serviços prestados pelo Poder Judiciário. Neste mês, estiveram à frente dos trabalhos os juízes Antônio Pádua Silva, José Tarcílio Sousa e Jaime Medeiros. O próximo ciclo de inspeções terá início em julho.
Retirado do Blog Icapui na Linha

Nenhum comentário:

Postar um comentário