REFLEXÃO

VERDADEIRO E TRANSPARENTE

terça-feira, 6 de março de 2012

Artigo: Lutar pela PAZ, esta de LUTO pela violência


Escrito por Marta Silêda
É muito triste sentar e escrever, opinar por uma situação tão horrível como esta, mas talvez seja também mais um momento para refletirmos sobre a situação que se encontra nosso município,decretar luto, repúdio e todo descontentamento possível por esse e tantos outros atos de ataque a CIDADANIA, A LIBERDADE, AO RESPEITO e a VIOLAÇÃO aos Direitos Humanos cometidos talvez não seja suficiente. Estou falando de vidas, violência, abuso de poder, enfim... A como anda o nosso ESTADO DE DIREITO em Icapuí?

No problema da pesca, drogas e violências sutis que geram morte e ódio, omissão e acomodação, esquecimento e indiferença.
 
Recentemente no carnaval deste ano assisti a uma cena que me chocou bastante, sentada na calçada para ver a "banda passar", o que vejo uns 20 a 30 adolescentes e crianças com o rosto vedado apenas os olhos descobertos "para enxergar até onde se alcança", esta turma com goma, maizena e spray atacando a todos/as sem pedir permissão, sem respeito algum ao Estado de Direito, inclusive nesse momento abordaram uma senhora que vinha trazer seu material de venda para a praça e uma jovem que a acompanhava quebraram o óculos da garota, porque eles queriam violentar, a pessoa tinha que sentir a goma ou sei lá o que entrando nos seus olhos a todo custo, eu tentei conter pedi que não fizessem aquilo, fui agredida verbalmente, enfim são tantos casos que acontecem cotidianamente e a gente vai relevando, naturalizando algumas violências sutis que vão se tornando violências fatais. Que poder eu tenho enquanto cidadã em fazer justiça com as próprias mãos, quando desrespeito as regras e normas de uma sociedade que serve para garantir o Estado de Direito, relato esse caso porque foi um mais recente, mas temos tantos e tantos outros, até onde vai o meu direito? o que é o LIMITE?

Sei que temos uma sociedade e que a mesma tem uma relação de poder social ancorada numa estrutura de classe, cultura patriarcal, machista e preconceituosa.
 
A legalidade é um dos elementos do Estado de Direito, principio da democracia, como se dá conta da legalidade que regula a conduta dos indivíduos?
 
É responsabilidade do Estado proteger a liberdade, segurança e propriedade de todas as pessoas, resolver conflitos pacificamente, sem arbritariedade e ao individuo cabe a sua responsabilidade o seu dever de cumprir para garantir estes direitos.
 
Infelizmente em Icapuí está cada vez mais difuso a relação DIREITOS X DEVERES.
 
Para se ter um desenvolvimento equilibrado e sustentável o Estado de Direito é um requisito básico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTRAS POSTAGENS