REFLEXÃO

VERDADEIRO E TRANSPARENTE

segunda-feira, 12 de março de 2012

Artigo: Um grito da escuridão



Escrito por Kristina de Hollanda

Gostei, infelizmente, do artigo de hoje, da Marta Silêda no blog da cidade de Icapuí, “Lutar pela PAZ, estar de LUTO pela violência”, sobre a triste situação hoje em dia no nosso município.
Fiquei inspirada de escrever o seguinte, só para dar mais um exemplo, não para ninguém sentir pena justamente do meu caso, querendo contar a minha história de moradora de Redonda, agora fazendo 16 anos.
Só sueca, arquiteta aposentada, com planejamento de qualidade de vida em municípios de menor tamanho, como especialidade. Conheci Redonda em 1993, quando Icapuí era famosa de tanto progresso. Participei de um seminário sobre Icapuí rumo ao 2010, e me mudei para cá no fim de 1995, com a intenção de participar na luta para o desenvolvimento do município.
No fim das 90s era representante do Conselho Local no Conselho Municipal de Saúde em Icapuí. Infelizmente funcionou mais como creche de uma igreja, era só fachada e nada feito de sério. Criei uma hospedaria, administrando só três casas, minhas e de um amigo, fazendo propaganda com o sossego do lugar, fora de todos os outros atributos naturais maravilhosos, que têm aqui. Participei em varias campanhas de lixo, e até consegui uns recursos da Suécia para isto. Interesso-me pela luta dos pescadores artesanais, sou membro da Associação do Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur) e do grupo Resolver – Ética e Cidadania em Redonda, que já organizou duas campanhas contra as drogas. Os dois grupos sempre tentando colaborar com a prefeitura e a polícia sobre todos os aspectos de qualidade de vida no município.
Com que resultado? Hoje, em 2012, a minha situação, junto com a situação do povo em geral, está só piorando! O meu estabelecimento, Casa da Kristina, está cercado de criminalidade e abandonos públicos; tráfico de drogas, prostituição e ladrões; religiosos fanáticos barulhentos, cachorro maltratado que ameaça morder gente quando se solta, falta de drenagem da rua que vira uma lagoa quando chove, escadaria para a praia toda quebrada e cheia de mato, motocicletas barulhentas que só e, de vez em quando, uns policias com metralhadoras apontadas prendendo um e outro traficante, que estarão livres o dia seguinte! Os meus hospedes ficam horrorizados e voltam nunca mais! Não estou mais orgulhosa de chamá-los, mas contrário estou com vergonha!
Cadê a minha tranqüilidade, mal posso falar no telefone, e dos outros nativos, que nem tem coragem de abrir a boca? Cadê a cidade bonita e tranqüila para receber o previsto aumento de turistas na Copa 2014 e depois? O que fazer? Mudar-me, quero não! Adoro a minha casa, feita por mim, para mim e os meus hóspedes, que estão aqui para relaxar do estresse do trabalho na cidade grande. Adoro a vista do mar, o clima e tenho muitos amigos, tudo que me fez criar raízes aqui.
Cadê as autoridades, políticos e policiais, que lutam com decisões competentes e ações firmes, para um desenvolvimento saudável do lugar? São todos ocupados de intrigas políticas e de luta de poder?
Está na hora de colocar um basta no baixo astral e sair deste poço de escuridão com toda força e alegria possível! Para uma RECUPERAÇÃO da GENTE e do MEIO AMBIENTE para 2012, para 2014 e para FRENTE!
Redonda, 06 de março, 2012

Enviado por E-mail
 
fonte: www.acidadeicapui.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTRAS POSTAGENS