REFLEXÃO

VERDADEIRO E TRANSPARENTE

domingo, 25 de março de 2012

PROJETO ATRATORES ARTIFICIAIS PARA PEIXES Dispositivos de Agregação de Peixes – DAP’S

Nos dias 14, 15 e 16  do mês corrente inicou na Comunidade de Redonda um curso para pescadores sobre construção de  Dispositivo de agregação de peixes - DAP´S, executado pelo IAPPAS – Instituto de Assessoria e Pesquisa à Pesca e Aquicultura Sustentável e realizado pelo MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura (Governo Federal) com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, Secretaria de Ciencias, tecnologia e inovação - SECITECI, Prefeitura de Itarema, Associação Monsenhor Diomédes.
O projeto objetiva aumentar a produtividade pesqueira, na captura de peixes e incrementar a renda do pescador artesanal.


O QUE SÃO DISPOSITIVOS DE AGREGAÇÃO DE PEIXES – DAP’S?
 Estruturas localizadas na superfície ou coluna d’ água que tem o poder a atrair os peixes, aumentando a produtividade, alimento e renda para o pescador artesanal;
São produzidos a um baixo custo e confeccionados com material existente no local.

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DOS DAP’S
      Geração de emprego e renda;
      Promoção do turismo ecológico, pesca esportiva e comercial;
      Maior oferta de alimentos;
      Redução da área de concetração de cardume;
      Aumento da produtividade pesqueira;
      As estruturas poderão ser deslocadas;
      Baixo custo de instalação;
      Material existente no local;
      Desing e leveza do material de construção.


Curso de Capacitação dos Pescadores Artesanais da Praia de Icapuí-Ce
O primeiro módulo teórico do curso de capacitação dos pescadores aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de março de 2012, na Associação dos Pescadores de Icapuí, situada na Praia da Redonda.
Foram inscritos 44 pescadores de 7 localidades do município de Icapuí-Ce, que são: Redonda, Ponta Grossa, Barreira de Cima, Vila Nova, Mutamba, Retiro Grande e Peroba.
O Primeiro módulo do curso teórico ministrado pelos Engenheiros de Pesca: Valter Braga de Souza e Danilo Ricarte Torres. Teve como objetivos principais: a divulgação dos ideais do projeto para os pescadores, com o intuito de verificar o grau de aceitabilidade do mesmo por parte da comunidade pesqueira a ser beneficiada. Assim como expor para os pescadores inscritos idéias relacionadas com diversos assuntos ligados a pesca em geral, como também a sustentabilidade dessa atividade, através de uma educação ambiental específica a realidade daquela comunidade pesqueira.   


EQUIPE TÉCNICA:
Valter Braga de Souza – Mestre em Engenharia de Pesca
Rommel Darlan Feitosa – Mestre em Engenharia de Pesca
Danilo Ricarte Torres – Engenheiro de Pesca





Nenhum comentário:

Postar um comentário

OUTRAS POSTAGENS